Os ministros do Comércio da Colômbia, Chile, Equador, México, Panamá e Peru avaliaram, em 06 de janeiro de 2010, em Santiago do Chile, a proposta do presidente peruano, Alan Garcia, de formar uma área de livre comércio nos países banhados pelo Pacífico.
Esta informação foi passada recentemente por autoridades peruanas. A iniciativa de Garcia venceu a oposição inicial apresentada pelo Chile, após a visita do líder chileno, Sebastián Piñera, em novembro passado, a Lima. Agora, os ministros do Comércio terão de detalhar a área de livre comércio, disse o embaixador do Peru em Santiago, Carlos Pareja, à agência oficial de notícias Andina.
Um porta-voz do Ministério Peruano de Comércio Exterior e do Turismo disse à Agência EFE que a reunião será realizada em Santiago do Chile, na primeira quinta-feira de janeiro de 2011 e incluirá os ministros do Panamá e do México. Alan Garcia anunciou em outubro passado, durante a assinatura de um acordo de agricultura com o Panamá, que tinha sido abordado neste país, bem como na Colômbia, Equador e Chile, a criação de um novo sistema de integração "profunda", que incluiria a entrada gratuita de bens, serviços, capitais e pessoas.
Garcia disse que sua proposta visa integrar os países banhados pelo Oceano Pacífico, para melhorar as relações com o outro lado do Pacífico, através de novos sistemas universais, a exemplo da APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation).
"Eu acho que seria o ato mais ousado que o nosso continente poderia fazer nestes tempos", disse o chefe de Estado peruano, na época.
Agência EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário