domingo, 20 de fevereiro de 2011

Empresário recomenda visita à China

Por Umuarama Ilustrado

Umuarama - O empresário Wagner Ferrarin, da Art Chic Presentes, Decorações e Artesanato, está se dividindo esta semana entre o trabalho na empresa, o fechamento da lista de empresários locais que irão à Feira de Cantão, na China, através da Associação Comercial e Industrial de Umuarama (Aciu), e o monitoramento do embarque da sua primeira importação de produtos chineses
Importação

Wagner esteve na China em outubro do ano passado, visitou feiras, conheceu produtos, fez os contatos, de volta para casa fechou a compra e deve receber até o final de março um lote de 28 mil unidades de flores artificiais. E quando os produtos chegarem, diz Wagner, uma boa parte já vai estar comercializada para atacadistas do Paraná e de outros estados.

Com a experiência de quem foi à China por conta própria e sem apoio e de quem está organizando uma viagem empresarial com a retaguarda da Aciu e de assessoria especializada em importação, com suporte para reserva de avião e de hotel e contando inclusive com intérprete, Wagner diz que os empresários que irão agora em abril à Feira de Cantão não irão sofrer como ele, porque terão todo apoio necessário.

“Com certeza vai ser bem mais fácil agora, para quem está indo agora pra Cantão através da Aciu, porque vai encontrar tudo ´mastigado`. Eu fui sozinho e penei bastante, mas mesmo assim valeu a pena”, conta Wagner.

A experiência

O empresário, que tem 40 anos e mantém a Art Chic há 22 anos em Umuarama, esteve na China em outubro, por iniciativa própria, em companhia de três outros empresários, visitando a feira de Ywhu e também a de Cantão. Ele viajou com a idéia de importar flores artificiais e foi na feira de Cantão que encontrou o que buscava.

“Eu imagina que precisaria montar uma nova empresa, uma importadora, para poder trazer as flores, mas no meu caso isso não foi necessário. Precisei apenas habilitar a minha empresa junto à Receita Federal para fazer a importação”, explica.
Na viagem Wagner viu os detalhes, coletou informações, catálogos, preços e iniciou a negociação na volta a Umuarama, com apoio de uma empresa especializada. “Na verdade, a parte da compra eu fiz tudo por e-mail”, diz ele.

Caso a caso

Wagner destaca a importância de ter assessoria especializada, porque a legislação para importação entre o Brasil e a China é bastante diferente de tum produto para outro. “Tem produtos que não pode, tem outros que pode, mas com exigências, tem outros que sofrem o ´dumping´, que é uma taxação extra, por isso é preciso estar bem informado”, diz ele.

No seu caso específico, importando réplicas de flores artificiais de alto padrão, não fabricadas no Brasil, Wagner diz que, mesmo pagando os custos do frete internacional e do porto até Umuarama, os impostos, taxas e serviços alfandegários, ainda vale a pena.

“Com todas as despesas, o produto vai chegar pra mim em Umuarama com um acréscimo de 80% em relação ao que eu paguei na China, mas mesmo assim ainda vou ter uma margem muito interessante e preço competitivo para fornecer atacadistas”, fala Wagner.

Inclusive ele já está selecionando representante para atuar no Paraná, em São Paulo e também outros estados. Como já tem experiência no ramo, sua expectativa é virar referência no seu segmento.

Para ele, todo o segredo, além da definição do que se quer importar exatamente e conhecido do mercado em que se pretende atuar, é muito importante a assessoria especializada de um despachante aduaneiro.

“Negócio é encarar”

“Se o empresário tem o dinheiro e não sabe o que fazer, se ele for nesta viagem organizada pela Aciu ele vai voltar cheio de idéias e alternativas de investimento, contando com todo o suporte que ira fazer para fazer negócio. Ás vezes falta coragem, mas é preciso encarar, aproveitar as oportunidades”, diz ele.

Ainda dá tempo de ir a Cantão

A “China Import and Export Fair”, conhecida como Feira de Cantão, acontece em três etapas, com produtos diferentes, de 11 de abril a 6 de maio em Guangzhou, no sul da China.
E quem quiser participar da viagem ainda tem tempo, mas apenas até segunda-feira, dia 21, para assegurar seu lugar no grupo organizado pela Aciu em parceria com a W.Intex Brasil, empresa especializada em assessoria em comércio exterior.

Organizada pelo Ministério do Comércio da China e realizada duas vezes por ano no Pazhou Complex, um centro de eventos com 15 mil metros quadrados, a Feira de Cantão é a maior feira de comércio global da China, atraindo empresas de todo o mundo e impressionando pela amplitude da gama de produtos e pelo volume de negócios que estimula.

“Tem realmente de tudo o que você imaginar, se tornando uma oportunidade única para quem pensa em importar da China, que hoje está inundando o mundo todo com produtos de qualidade com preços competitivos”, atesta Wagner Ferrarin.

Quem for à China com o grupo organizado pela Aciu, contará com acompanhamento integral de tradutor e de um profissional em comércio exterior da W. Intex Brasil, com assessoramento para questões contratuais, de câmbio e aduaneiras.

Informações

Os interessados em conhecer maiores detalhes sobre as condições para a viagem à China, podem entrar em contato com Wagner Ferrarin através dos telefones (44) 3622-8541 e (44) 9976-5000, ou ainda através do e-mail contato@aciupr.com.br. Até na segunda-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário