G-20 precisa agir para conter alta das commodities, diz Banco Mundial
Por Gabriela Mello, da Agência Estado
MILÃO/WASHINGTON - O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, informou que o G-20 precisa agir para conter a alta das commodities, dizendo haver uma "ampla tendência de aumento dos preços", segundo reportagem da agência de notícias Reuters. Segundo ele, há uma demanda de consumo maior por açúcar e carnes nas economias emergentes em rápido crescimento. Também nesta quinta-feira, FAO, o órgão das Nações Unidas para agricultura e alimentação, informou que os preços mundiais de alimentos atingiram recorde de alta em janeiro, acrescentando que o movimento deve persistir.
O índice de alimentos da subiu pelo sétimo mês seguido, registrando o maior patamar desde o início da série histórica, em 1990, a 230,7 pontos em janeiro, contra 223,1 pontos em dezembro.
"2008 deve ter sido um alerta, mas ainda não estou certo de que todos os países do mundo despertaram para isso", afirmou ele, referindo-se à elevação dos preços das commodities. "Nós vamos enfrentar uma ampla tendência de alta dos preços das commodities, incluindo os alimentos", disse Zoellick, acrescentando que o G-20 precisa trabalhar para conter a volatilidade dos preços.
(Com informações da Dow Jones e Reuters)
Nenhum comentário:
Postar um comentário