sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Lançado edital de dragagem do canal do Porto de Vitória

Por: Assessoria de Comunicação da Codesa

O ministro dos Portos da Presidência da República, Leônidas Cristino, lançou nesta sexta-feira (30), em solenidade no Cais Comercial de Vitória, o edital de licitação de dragagem de aprofundamento e derrocagem do canal de acesso do Porto de Vitória. Além do ministro, presenças do governador Renato Casagrande, do presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Hugo José Amboss Merçon de Lima, dos prefeitos João Coser (Vitória) e Neucimar Fraga (Vila Velha), e de autoridades estaduais e federais.

O ministro anunciou, ainda, a relação de obras para o Porto de Vitória que estão inseridas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com investimentos aprovados no valor de R$ 443.000.000,00. Entre as obras, destaca-se a de reforma, alargamento e ampliação dos berços 101 e 102 do Cais Comercial de Vitória.


 “A dragagem vai dar um grande retorno econômico para o Espírito Santo e para o Brasil”, resumiu Leônidas. Segundo o ministro, a licitação deve ser concluída em três ou quatro meses.

Já o presidente da Codesa, Hugo Amboss, sublinhou a importância do investimento em infraestrutura para suprir a demanda da indústria de petróleo. “Desde a década de 1970 não se vazia investimentos tão vultosos no Porto de Vitória. Estes chegam num momento crucial para a economia do Estado e do país”, destacou.

Dragagem

A obra de dragagem de aprofundamento e derrocagem do Canal de Vitória tem valor estimado de R$ 103.000.000,00. Com previsão de catorze meses de trabalho, serão retirados da baía 1,8 milhão de metros cúbicos de entulhos e 100 mil metros cúbicos de derrocagem (retirada de pedras ao longo dos 7 km do canal e da bacia de evolução). A profundidade passará de 10,7 metros para 14,5 metros. Atualmente, devido ao baixo calado, o Porto de Vitória trabalha com 50% de sua capacidade. Reforma e ampliação do cais Já a obra de reforma, alargamento e ampliação dos berços 101 e 102 do Cais de Vitória consumirá 15 meses para sua conclusão, com previsão de término para dezembro de 2012. O valor do contrato é de R$ 115.705.205,81. 

A obra será executada pela Carioca Cristiani Nielsen Engenharia. O comprimento do cais passará dos atuais 356 metros para 456 metros, e o calado de 7,7 para 12,5 metros. A área operacional passará de 26.000 metros para 40.000 metros quadrados. 

RELAÇÃO DE OBRAS DA CODESA INSERIDAS NO PAC. 

► CONTRATO Nº 077/2009 - PROCESSO Nº 2020/2008 EMPRESA: Carioca Cristiani Nielsen Engenharia OBJETO: Obra de Reforma, Alargamento e Ampliação dos berços 101 e 102 do Cais Comercial do Porto de Vitória-ES. Valor aprovado no orçamento para esta ação: R$ 133.000.000,00 
Valor contrato da obra: R$ 115.705.205,81 Ordem de início dos serviços: 02/09/2011 Prazo da Obra: 15 meses. (previsão de conclusão-02/12/2012) ATUAL AMPLIADA Comprimento 376,00m 476,00m Área operacional (sem os armazéns) 26.000m² 40.000m² Calado 7,70m 12,50m Tonelagens média por navio 30.000dtw 70.000dtw 

►Obra de construção de Cais Continuo em Substituição aos Dolfins do Atalaia – Berço 907 do Porto de Vitória-ES - PROCESSO Nº 1839/2010 Valor estimado do investimento: R$ 140.000.000,00 

►Obra de Dragagem de aprofundamento e derrocagem do Porto de Vitória-ES - PROCESSO Nº 093/2011 
Valor aprovado no investimento: R$ 108.000.000,00 
Valor estimado da obra R$ 103.000.000,00 O novo Edital de licitação será publicado pela SEP no início de outubro 2011. 

►Obra de construção de Pátio de Estocagem para carga pesada no Cais Comercial do Porto de Vitória-ES - PROCESSO Nº 6406/2009 
Valor estimado do investimento: R$ 40.000.000,00 

►Projeto para construção do Porto de águas Profundas do ES - PROCESSO Nº 0510/2011 
Valor estimado do investimento: R$ 22.000.000,00 
Total de investimentos obra do PAC aprovado: R$ 443.000.000,00

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