terça-feira, 26 de abril de 2011

Governo americano discorda

Por: jornaldeangola.sapo.ao

O representante dos EUA para o Comércio Exterior, Ron Kirk, disse que ainda são grandes as discordâncias entre o seu país e as nações emergentes, como a China, nas negociações de livre comércio da Ronda de Doha, mas acrescentou que o Governo norte-americano continua comprometido em encontrar uma solução para o impasse.

Em entrevista ao Wall Street Journal, Kirk disse que este é um momento de "sobriedade" em Genebra e que "ainda é prematuro dizer se a Ronda de Doha está morta ou não". As questões que impedem o avanço das negociações "são difíceis e as diferenças são grandes, mas os EUA estão comprometidos a continuar na mesa de debate e a trabalhar se houver disposição de outros países para fazer o mesmo".


As negociações sobre o livre comércio mundial já decorrem há quase uma década sem um consenso entre os participantes. A principal divisão ocorre entre os países que possuem economias altamente industrializadas e aqueles que possuem economias agrárias.

Kirk disse que é improvável um acordo para este ano, acrescentando que China, Brasil, Índia e África do Sul precisam de oferecer mais espaço de mercado para países de rendimentos mais baixos. A Organização Mundial do Comércio vai reunir em 29 de Abril para determinar se há uma maneira de prosseguir com a Ronda de Doha.

Os países membros da Organização Mundial do Comércio conduzem negociações para a liberalização do comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário