quarta-feira, 20 de abril de 2011

Importação de aço está sob investigação

Por www.dci.com.br

A proteção da indústria nacional parece ser prioridade para o governo de Dilma. Ontem o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) anunciou seu segundo processo de dumping em quatro meses, contraparceiros comerciais que vendem produtos abaixo do preço de custo ao Brasil. Desta vez o alvo é a importação de aços laminados. O Departamento de Defesa Comercial (Decom) do Mdic abriu uma investigação de existência ou não de dumping na compra de produtos vindos de Austrália, México, Índia, Coreia e China. A denúncia foi feita pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em outubro de 2010.


No início de abril, o governo iniciou um processo para investigar a prática de dumping nas importações de ácido cítrico e sais de ácidos cítricos vindos da China, utilizado como conservante natural na preparação de alimentos e bebidas. Neste caso, o valor do produto proveniente das fábricas chinesas estava absolutamente abaixo do custo de produção. A norte-americana Cargill, que fabrica e que oferta o produto, quase descontinuou sua produção no Brasil.

A briga do governo faz sentido, já que ontem a Associação Mundial de Aço (Worldsteel) divulgou que o aumento médio de capacidade de utilização de aço em 2011 deve chegar a 5,9%, o que representaria o uso aparente do metal em 1,36 bilhão de toneladas. A entidade ainda estima que para 2012 haja outra alta que deverá chegar a 6%, o equivalente a 1,44 bilhão de toneladas.

E os resultados já aparecem na balança comercial. Segundo dados divulgados pelo Mdic, o superávit comercial brasileiro em 2011 está acumulado em US$ 4,2 bilhões até a terceira semana de abril, um avanço de 166,5% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário