quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Um dia a DHL vai aprender com a FEDEX

By Paulo Camurugi

Em meu primeiro artigo neste blog, fiz um desabafo sobre o tratamento que a DHL e a Receita Federal tiveram para comigo, quando retiveram na Alfândega os cartões de visita que a empresa em que eu represento no Brasil me enviou dos EUA.


O que mais me aborreceu foi que, além de a DHL só ter me informado do atraso por e-mail (sendo que no e-mail só informava a expressão em inglês clearence day), eles não me disseram o motivo pelo qual a Receita Federal reteve a mercadoria.


Agora eu escrevo novamente neste blog, mais uma vez desabafando, pois é terrível um cliente ser tão desprezado, por uma empresa tão grande, como a DHL. O mínimo que eles deveriam ter feito era me ligar e me ajudar a solucionar o caso, ou me orientar mais sobre o que eu deveria fazer.

Por outro lado, a Receita Federal contribui também para esse ato tão bizarro, pois poderiam me enviar uma intimação para eu explicar mais sobre a pequena caixa contendo cartões de visita, ou eles próprios abrirem a encomenda e verificar.  Mas nunca deveriam agir como agiram.

Querem saber do paradeiro dos cartões? Sinceramente não sei. Já se passaram quase dois meses que os cartões foram despachados e até o momento, nada. E para piorar o lado da DHL, nem os e-mails em inglês eles estão me mandando mais. Vai ver que eles estão meio sem jeito, ou quem sabe se esqueceram de mim!

Agora vamos falar de um bom exemplo. No final do ano, um parceiro meu me enviou de Hong Kong algumas amostras de DVD e, para a minha surpresa, dois dias depois do envio, uma funcionária da Fedex me liga para informar que a minha mercadoria tinha chegado e se teria alguém no local para receber. Eles não mandaram somente um e-mail avisando, e como foi um dia de feriado, fizeram várias tentativas no telefone fixo e celular até conseguirem falar comigo.

Agora eu pergunto: vale a pena terceirizar o atendimento ao cliente para um computador, ainda mais se tratando de um assunto sério como este? O pior é que mandei o artigo anterior para eles e nem retornaram comentando. Será que eles não sabem o poder do marketing “boca a boca”? Mas como eu sou paciente, vou mandar este artigo também, com mais este feedback.

Nenhum comentário:

Postar um comentário