terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Colômbia, Chile, Equador, México, Panamá e Peru, planejam área de livre comércio.



Os ministros do Comércio da Colômbia, Chile, Equador, México, Panamá e Peru avaliaram, em 06 de janeiro de 2010, em Santiago do Chile, a proposta do presidente peruano, Alan Garcia, de formar uma área de livre comércio nos países banhados pelo Pacífico. 

Esta informação foi passada recentemente por autoridades peruanas.  A iniciativa de Garcia venceu a oposição inicial apresentada pelo Chile, após a visita do líder chileno, Sebastián Piñera, em novembro passado, a Lima.  Agora, os ministros do Comércio terão de detalhar a área de livre comércio, disse o embaixador do Peru em Santiago, Carlos Pareja, à agência oficial de notícias Andina.  

Um porta-voz do Ministério Peruano de Comércio Exterior e do Turismo disse à Agência EFE que a reunião será realizada em Santiago do Chile, na primeira quinta-feira de janeiro de 2011 e incluirá os ministros do Panamá e do México.  Alan Garcia anunciou em outubro passado, durante a assinatura de um acordo de agricultura com o Panamá, que tinha sido abordado neste país, bem como na Colômbia, Equador e Chile, a criação de um novo sistema de integração "profunda", que incluiria a entrada gratuita de bens, serviços, capitais e pessoas.  

Garcia disse que sua proposta visa integrar os países banhados pelo Oceano Pacífico, para melhorar as relações com o outro lado do Pacífico, através de novos sistemas universais, a exemplo da APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation).

 "Eu acho que seria o ato mais ousado que o nosso continente poderia fazer nestes tempos", disse o chefe de Estado peruano, na época.



Agência EFE 

Nenhum comentário:

Postar um comentário