sábado, 25 de dezembro de 2010

O BRASIL VOLTARÁ A EXPORTAR CARNE PARA OS ESTADOS UNIDOS

O Brasil voltará a exportar carne bovina industrializada para os Estados Unidos a partir da próxima segunda-feira, informou o Ministério da Agricultura nesta sexta-feira.
As exportações do produto estavam suspensas desde maio deste ano, quando autoridades dos EUA constataram níveis acima dos tolerados do vermífugo ivermectina na carne exportada pelo Brasil.
Os norte-americanos, embora ainda não comprem a carne bovina in natura do Brasil, tradicionalmente são os principais importadores do produto industrializado.
"A decisão de autorizar as vendas para o mercado norte-americano foi do Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar (FSIS, sigla em inglês) dos Estados Unidos, que constatou a eficiência dos planos de controle do governo e das empresas para garantir a qualidade da carne", afirmou o Ministério da Agricultura em nota.
Em 2009, as vendas do produto para o mercado norte-americano renderam 223,1 milhões de dólares, o equivalente a 43,2 mil toneladas. Com as exportações realizadas até maio, o Brasil vendeu aos EUA cerca de 13 mil toneladas (76,3 milhões de dólares), segundo dados da Abiec, associação dos exportadores.
"Trata-se de um reconhecimento da qualidade dos nossos produtos, que certamente terá impacto na conquista de novos mercados", afirmou ministro da Agricultura, Wagner Rossi, em nota.
Segundo o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Nelmon Costa, os norte-americanos verificaram a preocupação do Brasil em escolher os fornecedores, além do cuidado dos produtores rurais em respeitar o prazo de carência da aplicação da ivermectina até o abate dos animais.
O governo brasileiro decidiu, também, adotar a mesma metodologia aplicada pelos norte-americanos para avaliar o nível de ivermectina, a partir do exame no músculo do animal.
"Já fizemos esse procedimento nas últimas análises de resíduo do medicamento em 460 amostras. Em nenhuma delas foi violado o nível de ivermectina permitido pelos Estados Unidos, de 10 partes por bilhão", relatou Costa.
De acordo com o ministério, serão liberados para exportar aos EUA 12 frigoríficos localizados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
(Por Roberto Samora - O Estadão) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário