domingo, 19 de dezembro de 2010

Você nunca terá uma segunda oportunidade para causar uma primeira boa impressão

By Paulo Camurugi

No dia 23 de novembro de 2010, uma empresa com sede nos EUA, empresa que eu represento e cujo negócio é mostrar ao Mundo o que o Brasil tem de melhor, me mandou uns cartões de visita. Porém, até o presente momento não recebi a encomenda, por incrível que pareça.

Agora, o que me causou mais perplexidade é que a DHL - empresa contratada para entregar os cartões - somente me comunicou o atraso por e-mail e em inglês. Olhem que estamos falando de uma encomenda enviada de Los Angeles, uma metrópole, para São Paulo, outra metrópole. No dia 24 de novembro, dois dias após a coleta da encomenda, a DHL mandou um folow-up com a seguinte informação: Shipment on hold. Desde 26 de novembro até o presente, dia sim, dia não recebo um e-mail dizendo: Clearance delay.
Ainda bem que sei inglês e sou da área de comércio internacional, pois senão estaria mais confuso ainda. Liguei para a DHL e um funcionário me informou que os cartões não foram liberados pela Receita, pois faltava o CNPJ da empresa. Não entendi direito o porquê da necessidade do CNPJ, mas informei-lhes o CNPJ. Mesmo assim, nada de a encomenda chegar. Passados alguns dias, liguei novamente para saber por que os cartões de visita ainda não foram liberados. Um funcionário me respondeu que eles não sabem o motivo do atraso e eu teria que aguardar a boa vontade da Receita Federal para a liberação. Perguntei se eles poderiam me informar o nome do Auditor-fiscal da Receita e seu telefone, para que pudesse contatá-lo. Disseram que por questões de segurança não poderiam me passar essas informações.
Agora, meus amigos internautas, se isto acontece com cartões de visita, contidos em um pequeno pacote, o que não deve acontecer com outro tipo de encomenda? Como o mercado internacional não enxerga isto? Fiz ligações para alguns associados e me informaram que para não terem suas amostras retidas na Alfândega, preferem embarcá-las como produtos para revenda, com cobertura cambial. Será isto correto? Não estaríamos passando a imagem lá fora de um país subdesenvolvido?
Precisamos mudar essa cultura de criar obstáculos às importações, seja com burocracia, seja com pesada carga tributária, pois se não o fizermos, por mais que nos esforcemos não passaremos de um país subdesenvolvido. A Copa do Mundo e as Olimpíadas estão chegando e precisamos fazer bonito. Sem uma logística de primeiro mundo não conseguiremos causar uma primeira boa impressão. Sem essa necessária mudança, todo investimento que faríamos para esses grandes eventos seria para divulgar nossa fragilidade.

3 comentários:

  1. Olá Paulo,

    Parabéns pela criação do blog da AECI.
    Estarei acessando o mesmo para saber de assuntos de interesse na área e quero colocar-me à sua disposição para ajudar no que for possível!
    Conte com o amigo.
    Abraço do Ricardo Mesquita.

    ResponderExcluir
  2. Alp Paulo,

    Comecastes muito bem. Gostei da dinamica do texto e principalmente do conteudo. Sinta-se a vontade para qualquer ajuda aqui de Los Angeles.

    Saudacoes tricolores
    Mogar Telesca

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Ricardo e Mogar pelos comentários e coloco-me a disposição no que precisarem.

    Agora Mogar, saudações tricolores é brincadeira! Rssss

    ResponderExcluir