domingo, 26 de dezembro de 2010

PLANEJE BEM, ANTES DE IMPORTAR OU EXPORTAR

By Paulo Camurugi

Infelizmente, se você nunca teve algum problema com sua carga, seja com avaria, ou sinistro, pode se preparar, pois mais cedo ou mais tarde você terá. Comigo já aconteceu de tudo: fogo em armazém, avaria em máquina de alta tecnologia, custando centenas de milhares de dólares, e sinistro de um contêiner carregado de tubos de aço inoxidável.

Se você ainda não passou por uma situação como essas, então é melhor se preparar, pois mesmo se algo semelhante nunca sobrevier ao seu caminho, e tomara que nunca aconteça, você vai poder dormir mais tranqüilo precavendo-se, pois uma falha nessa área poderá causar prejuízos irreparáveis.

A primeira coisa que uma empresa deve fazer antes de embarcar qualquer produto é escolher bem todos os prestadores de serviço. Todo embarque envolve vários prestadores de serviço, tais como despachantes aduaneiros, tradings companies (em alguns casos), armazéns alfandegados e não alfandegados, agentes de carga, transportadores rodoviários e seguradoras. É muito importante você acertar na escolha do prestador de serviço, e para isto acontecer, você precisa obter referências, visitar seu estabelecimento e, no caso de seguradoras e transportadoras, verificar as apólices.

Já aconteceu de eu ter tido problema com um embarque aéreo, quando um funcionário meu contratou o agente de cargas sem conhecê-lo bem, e quando fui confirmar as informações, descobri ser uma empresa desqualificada, pois nem site essa empresa tinha.

Quando você contrata uma empresa certa e experiente, com um bom histórico, principalmente se ela já passou por problemas em embarques e os resolveu da maneira correta, você está evitando dor de cabeça e agindo de forma profissional.

Caso você contrate os melhores parceiros possíveis e mesmo assim aconteça algum problema como avaria, por exemplo, você precisa agir rápido, chamando todos os representantes envolvidos para ver e documentar com fotos, vídeos, testemunhas, etc., para se resguardar e, assim, receber a indenização do seguro o mais rápido possível.

Antes de embarcar, planeje bem e contrate bem, pois como diz o ditado popular: “Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário