quarta-feira, 9 de março de 2011

China: Governo quer aumentar importações

Por www.agenciafinanceira.iol.pt

As importações da China deverão aumentar este ano e o excedente comercial deverá diminuir, disse esta segunda-feira o ministro do comércio do país, em resposta aos apelos de vários países para que a China permita o aumento do consumo interno.

O Governo chinês está a preparar para este ano a promoção dos gastos dos consumidores, respondendo às reivindicações dos Estados Unidos e de outros parceiros comerciais que se queixam do controlo do Governo face à moeda chinesa, o yuan, e das barreiras à importação.


Durante uma conferência de imprensa após a sessão anual da Assembleia Legislativa chinesa, o ministro do Comércio, Chen Deming, não quis dar uma previsão detalhada do comércio, mas disse que Pequim iria tentar agilizar os procedimentos de importação.

«Os nossos princípios de política de comércio exterior para este ano passam por estabilizar as exportações, promover a importação e reduzir o excedente» comercial, disse Chen Deming citado pela Lusa.

O responsável espera este ano que o crescimento das importações «seja relativamente rápido», acrescentou, ao mesmo que afirma que «o rácio do excedente em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) deve cair».

Ainda assim, a China não «descarta a possibilidade de ainda haver um excedente».

O ministro do comércio chinês disse ainda que não há planos para reduzir as exportações que dão empregos a milhões de chineses na indústria.

A China é o maior exportador mundial tendo registado um excedente comercial de 190 mil milhões de euros em 2010, abaixo dos 196 mil milhões de dólares registados no ano anterior.

Os analistas estão a prever que este ano um excedente comercial na ordem de 200 mil milhões de dólares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário