sábado, 19 de março de 2011

UE e Mercosul concluem rodada comercial sem avanços

Blocos irão elaborar melhor suas propostas internamente antes da próxima rodada de negociações, ainda sem data definida


Por Daniel Roland/AFP //exame.abril.com.br/

Bruxelas - Os países da União Europeia (UE) e do Mercosul concluíram nesta sexta-feira em Bruxelas uma nova rodada de negociações para um acordo de associação, na qual resolveram continuar os "trabalhos internos" com objetivo de decidir uma data para iniciar a troca de ofertas comerciais.



Segundo fontes, o Mercosul estava pronto para apresentar a linha de suas propostas, mas a UE não quis

Esta foi a quarta rodada de trabalho entre as duas regiões desde o reinício das negociações em maio do ano passado, após ter permanecido estagnadas por vários anos.

Os chefes negociadores europeus e sul-americanos mantiveram reuniões a portas fechadas em um centro de convenções da capital belga onde a Comissão Europeia pediu expressamente que não houvesse presença de jornalistas.

Em um breve comunicado conjunto, a UE e o Mercosul informaram que vão continuar seu "trabalho interno para preparar melhores ofertas de acesso a mercados" de seus produtos.

Além disso, afirmaram que, "quando completarem esse trabalho, decidirão então conjuntamente a data para uma troca simultânea de ofertas".

Questionado ao término da reunião, o vice-ministro de Relações Econômicas e Integração do Paraguai, Manuel María Cáceres, cujo país preside atualmente o Mercosul, recusou comentar sobre o resultado da reunião.

Esta semana, o diretor-geral adjunto de Comércio e chefe negociador da Comissão Europeia, João Aguiar Machado, indicou que "nunca esteve previsto" apresentar ofertas ao longo desta quarta rodada de negociação, e descartou pressões por parte dos produtores agrários europeus que se declaram contrários ao tratado.

No entanto, diversas fontes ligadas ao Mercosul assinalaram nesta sexta-feira que confiaram até o último momento que a Comissão - que negocia em nome dos 27 países da UE -, apresentará propostas nesse sentido.

Tais fontes asseguraram que a parte sul-americana estava "preparada" para expor as linhas gerais de suas ofertas

Nenhum comentário:

Postar um comentário