quarta-feira, 2 de março de 2011

China sofre cada vez mais atritos no comércio internacional em dez anos na OMC

Por Zeng Yun / Cri Online

Este ano marca o 10º aniversário da entrada da China na OMC, a Organização Mundial do Comércio. Nos últimos dez anos, o investimento chinês no exterior tem aumentando cada vez mais. Porém, paralelo a isso, o país tem enfrentado cada vez mais atritos no comércio internacional.

Hua Jianmin é vice-presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN, principal órgão legislativo da China). Segundo ele, a exportação da China representou 10% de todo o mundo em 2009. Ao mesmo tempo, os casos antidumping afetados pelo país ocupam 40% do mundo, os casos antisubsídios representam 75% e as investigações comerciais, 43%. A China também já se tornou o principal alvo das maiores economias do mundo que adotam políticas de protecionismo comercial.

Hua Jianmin afirmou que a China sempre insistiu em ampliar a abertura ao exterior. O país também se preocupa com o papel da OMC contra o protecionismo comercial e a promoção da recuperação da economia global. Hua Jianmin ainda disse que a China vai promover o comércio, com investimentos mais livres e fáceis, além de defender a estabilidade do mecanismo de comércio multilateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário