terça-feira, 8 de março de 2011

Durante visita, ministro diz que Brasil quer relação comercial mais estratégica com a China

Por Agência Brasil

Brasília - O Brasil quer uma relação comercial mais estratégica com a China, informou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, durante visita ao país. O ministro foi a Pequim onde se reuniu com primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao. A visita de Pimentel à China antecede a da presidenta Dilma Rousseff ao país, em abril.


O ministro brasileiro também se reuniu com o presidente do Banco do Desenvolvimento da República Popular da China, que pretende abrir no Rio de Janeiro um escritório do banco. Outro assunto tratado no encontro foi a possibilidade de o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco da China financiarem acordos de joint ventures [união entre duas empresas] para estimular a parceria comercial.

O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Borges, o presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), João Jornada, e o secretário executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Emilio Garófalo, participaram da missão brasileira à China na semana passada.

O MDIC informou também que o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, esteve na China no mesmo período para tratar da participação de Dilma Rousseff na 3ª Cúpula dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) que será realizada na província chinesa de Hainan.

Além da visita de autoridades brasileiras à China, uma missão empresarial se prepara para ir ao país entre os dias 5 e 13 de abril.



Nenhum comentário:

Postar um comentário